quarta-feira, 16 de abril de 2008

Filme: Bezerra de Menezes - o Médico dos Pobres (Diário do Nordeste)


Filme "Bezerra de Menezes - O Médico dos Pobres"
Diário do Nordeste - 05/08/2007

Além do tempo

Bezerra de Menezes. Mais do que um nome familiar, a avenida - uma das maiores e mais populares de Fortaleza - homenageia uma personalidade cearense, infelizmente, ainda pouco conhecida por seus atuais conterrâneos. Resgatar sua trajetória de vida e suas principais contribuições para a sociedade brasileira são alguns dos objetivos do filme ´Bezerra de Menezes - O Médico dos Pobres´, que está em fase de finalização

Ela começa no Mercado São Sebastião e termina perto do Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC). Nesse trajeto é possível encontrar tráfego intenso, comércio efervescente, residências, escolas, shoppings e até venda de cordas de caranguejos... Dinâmica. Assim como a Avenida Bezerra de Menezes, foi a vida do homem que emprestou seu nome à via.

Médico, político, espírita, abolicionista, defensor das causas ambientais, mas, acima de tudo, dedicado às causas sociais. Adolfo Bezerra de Menezes é tema de longa-metragem. Na verdade, um ´docudrama´, produção que mescla o gênero documentário e ficção.

Dirigido por Glauber Filho e Joe Pimentel, as filmagens de ´Bezerra de Menezes - O médico dos pobres´ tiveram início em maio e se estenderam até 15 de julho, nos municípios de Pacoti, Aratuba, Guaramiranga, Mulungu e Fortaleza, seguindo depois para Recife e o Rio de Janeiro.

Segundo Glauber Filho, a idéia de produzir o filme sobre o personagem surgiu a partir de uma conversa com a Associação Estação da Luz (a mesma que promove a Mostra Brasileira de Teatro Transcedental). ´Bezerra era um homem que estava à frente de seu tempo. Além do que, ele exerceu o ofício da Medicina como sacerdócio. Teve posses e se desfez dessas posses com o exercício da medicina. Exerceu a caridade ao extremo. Então, ele é um grande vulto da história social e política brasileira e ainda é considerado hoje um referencial dentro do universo espírita´, afirma o diretor.

Político atuante, Bezerra de Menezes, que tinha tendência para o modelo parlamentarista, levantava bandeiras sociais e ecológicas: foi responsável, por exemplo, por propostas de leis abolicionistas, de melhores condições para o empregado e de preservação ecológica.

Espiritismo

Apesar de abordar o tema da espiritualidade, Glauber Filho alerta que a produção não toma partido da religião espírita, sendo inteiramente baseada em fatos reais. ´Esse filme não é panfletário. A gente quer evidenciar essa trajetória de vida de Bezerra de Menezes e o que ele significa hoje. Resgatar a memória é o grande desafio´, frisa. ´Não existe uma fantasia, não existe um ´Ghost´. Existe a mensagem da espiritualidade no sentido da caridade, da compaixão, do amor ao próximo, completa.

Sabe aquelas coincidências estranhas do dia-a-dia ou aqueles problemas complexos que, a princípio parecem não ter solução e, repentinamente, surge aquela luz no fim do túnel? Então, Bezerra de Menezes coleciona várias histórias do tipo.

Em uma delas, o personagem, já morando no Rio e cursando Medicina, está com dificuldades financeiras. Quando pensa em desistir da profissão, eis que um aluno vai ao seu encontro pedindo uma aula de matemática. O estudante não só paga adiantado, como não aparece. Terá sido uma providência divina? Glauber Filho prefere deixar a questão em aberto: ´O universo espírita considera que isso foi uma ajuda da espiritualidade. Pra quem não é espírita, pode considerar isso uma grande coincidência´.

O vento também pareceu assoprar a favor do diretor. Glauber ressalta que a equipe não encontrou nenhuma dificuldade para rodar as cenas. Não houve quebra de equipamento, falta de verbas e até desintendimentos nos bastidores, problemas bastante comuns às produções cinematográficas. ´Tudo saiu dentro do cronograma´, diz Glauber. ´Será que foi Bezerra?´, interfere a repórter. ´Não sei se foi o Bezerra de Menezes, mas que tudo deu certo, deu certo´, afirma (risos).

Vida

A vida do personagem começa em 1831, na localidade de Riacho do Sangue, depois denominada de Jaguaretama, no Ceará. Por volta dos 18 anos, Bezerra vai para o Rio para se graduar médico. Lá, se elegeu vereador e deputado. O apelido Médico dos Pobres foi lhe atribuído por conta de seu trabalho realizado em prol dos desfavorecidos.

Juliana Colares
Repórter

Nenhum comentário: